Monday, November 12, 2007

Protesto!! Bicicletas ao Poder...

Ontem fui dar um belo passeio de bicicleta, decidi ir até ao Guincho experimentar a ciclovia. Claro que para chegar de S.João a Cascais ao inicio da ciclovia tinha o dilema de usar o paredão e desrespeitar a lei ou ir pela marginal e correr o risco de ser abalrroada por um condutor mais desenfreado...e se eles andam loucos ultimamente...

Resolvi desrespeitar a lei, afinal o meu bom senso diz que as leis dos homens são imperfeitas e não são totalmente mandatórias, desde que o bom senso e o respeito pelo próximo sejam a lei. A viagem para lá correu muito bem, havia poucos peões no paredão, estavam todos a almoçar. Assim que cheguei à famosa ciclovia, começam os precalços: dois carros estacionados em cima da ciclovia a mudar um pneu, desci para a estrada, reclamei e segui o meu caminho.

Depois e ao longo de toda a ciclovia até ao Guincho encontrei muitos peões totalmente alheios ao sinal de via reservada a bicicletas, alguns até bastante incomodados por se terem de desviar do seu alegre passeio de domingo para deixar passar os ciclistas. Bem sei que nalgumas zonas não existe passeio para os peões e não me importaria nada de conviver com os peões nessas zonas, mas o minimo que se exige é que não ocupem toda a ciclovia e que dêm prioridade às bicicletas, afinal foi esse o comportamento que eu tive para com os peões no paredão.

Claro que na viagem de regresso voltei a usar o paredão, desta vez com muito mais cuidado pois já se encontravam mais peões no passeio, e cheguei mesmo a desmontar da bicicleta nos locais mais estreitos, mas à chegada à praia da Poça lá estava a polícia sem dó nem piedade a fiscalizar os ciclistas que teimam em não cumprir a imperfeita lei dos homens.

Pergunto eu: e onde está a policia a fiscalizar os peões que caminham alegremente na ciclovia, mesmo quando o seu passeio está mesmo ao lado?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home