Wednesday, June 23, 2010

Bons conselhos

"As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manual com 20 conselhos saudáveis para melhorarem a qualidade de vida de forma prática e simples. São:

1 - Beber um copo de sumo de laranja, diariamente.
Para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2 - Salpicar canela no café.
Mantém baixo o colestrol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

3 - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral.
O qual tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro do que tem o pão branco.

4 - Mastigar os vegetais por mais tempo.
Aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5 - Adoptar a regra dos 80%.
Servir-se de menos 20% da comida evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida, e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6 - O futuro está na laranja.
Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

7 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco, em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8 - Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha.
O Licopene, um antioxidante do tomate, pode inibir e ainda reverter o crescimento de tumores; e, ademais, é melhor absorvido pelo corpo quando o tomate está em molhos para massas ou para pizza.

9 - Limpar a sua escova de dentes e tocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória.
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, qualquer habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.

11 - Usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidades de sofrer arterosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar mais seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12 - Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stresse, acorda células naturais de defesa e desperta os anticorpos.

13 - Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados no momento em que vão ser consumidos.
isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14 - Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard conclui que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão), alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15 - Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16 - Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de stresse e vão mais ao médico, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxado, e isso baiixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bom resultado.

17 - Colocar tomate ou verduras frescas no sanduiche.
Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30% segundo os cientistas da Harvard Medical School.

18 - Reorganizar o frigorífico.
As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas.
A luz artificial do equipamento destrói os flavenóides (que combatem o cancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservada às verduras, que é aquela gaveta em baixo.

19 - Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo, nas saladas, e cereais são nutrientes antioxidantes.
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20 - E, por último, uma súmula de pequenas dicas para alongar a vida:

* Comer chocolate: duas barras por semana dão mais um ano à vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

*Pensar positivamente: as pessoas optimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, as quais, ademais apanham gripes e resfriados mais facilmente.

*Ser sociável: as pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contacto com a família.

*Conhecer-se a si mesmo: os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter', têm 35% mais de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos.

É exactamente o que diz Séneca:

'Escolha a melhor forma de viver, e o costume a tornará agradável'!"

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