Tuesday, July 20, 2010

Salmo 50 - Deus não é cúmplice da injustiça

"Javé, o Deus dos deuses, fala,
convocando a terra, do Nascente ao Poente.
De Sião, a formosa, Deus resplandece:
o nosso Deus vem, e não vai calar-Se.
À sua frente, vem um fogo devorador,
e, ao seu redor, tempestade violenta.
Do alto Ele convoca Céu e Terra
para julgar o seu povo:
»Reuni junto de mim os meus fiéis,
que selaram a minha aliança com sacrifício!»
Que o Céu proclame a sua justiça,
pois o próprio Deus vai julgar.
»Ouve, meu povo, que Eu vou falar-te,
Israel, Eu vou testemunhar contra ti.
Eu sou Deus, o teu Deus!
Não te acuso pelos teus sacrifícios,
porque os teus holocaustos estão sempre diante de Mim.
Porém, não vou tomar nenhum novilho da tua casa,
e nem sequer um cabrito dos teus currais;
pois são minhas todas as feras da selva,
e os animais das montanhas aos milhares.
Conheço todos os pássaros do céu,
e os rebanhos dos campos Me pertencem.
Se eu tivesse fome, não to diria a ti,
pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe.
Acaso Eu comeria carne de touros,
ou beberia sangue de cabritos?
Oferece a Deus um sacrifício de confissão,
e cumpre os teus votos ao Altíssimo.
Invoca-me no dia da angústia:
Eu te livrarei, e tu Me glorificarás».

Ao injusto, porém, Deus declara:
»De que adianta tu recitares os meus preceitos
e teres sempre na boca a minha aliança,
se detestas a disciplina
e rejeitas as minhas palavras?
Se vês um ladrão, tu acompanha-lo
e misturas-te com os adúlteros.
Soltas a tua boca para o mal,
e os teus lábios tramam a fraude.
Sentas-te para falar contra o teu irmão
e desonras o filho de tua mãe.
Comportas-te assim, e Eu devo calar-Me?
Imaginas que Eu seja como tu?
Eu te acuso e coloco tudo diante dos teus olhos!»

Considerai isto, vós que vos esqueceis de Deus.
Senão, Eu vou dilacerar-vos, e ninguém vos libertará!
Quem me oferece um sacrifício de confissão
glorifica-me;
e a quem segue o bom caminho,
Eu mostrarei a salvação de Deus."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home