Thursday, December 09, 2010

O maior ídolo de todos: O dinheiro

«Por detrás de certas decisões, aparentemente inspiradas só pela economia e pela política, escondem-se verdadeiras formas de idolatria: do dinheiro, da ideologia, da classe e da tecnologia.» (Sollicitudo Rei Socialis) in "A Economia de Deus"

E foi assim que chegamos aos dias de hoje com as pessoas a amarem mais o dinheiro e a posição social de superioridade em relação aos outros que a amarem o seu próximo. Não se esqueçam que para Deus somos todos iguais.

Acima de tudo não se esqueçam que estão num sistema que é canibal e quem entra na roda, depressa se hipnotiza na rotina e se fascina com o poder do metal.

Não tenho nada contra o dinheiro, sou Economista. O problema não é o dinheiro mas a sua idolatração. Já não acredito no desenvolvimento económico como forma de promover a igualdade entre os homens.

Acredito nas pessoas, só elas mudando a sua atitude relativamente ao uso e valor que dão aos objectos, poderão ajudar a construir uma nova sociedade, onde os valores cristãos estejam acima de quaisquer ídolos.

E também acredito na Mãe Terra, que nos apela a que paremos este ciclo vicioso do consumo desmedido à sua custa.

Ultimamente dou comigo a pensar como uma criança: Para quê?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home